NAVEGAR É PRECISO!




NAVEGAR É PRECISO!

Em defesa da Vida, da Ciência e do SUS!

"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. Se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas, valeu a intenção da semente"

Henfil

A Chapa 2 - Médicos em defesa da Vida, da Ciência e do SUS perdeu a eleição do Sindicato dos Médicos do Ceará, por pouco mais de 200 votos de diferença, num feito memorável de busca da reconquista de uma trincheira democrática de luta da categoria médica. Se perdemos por tão pouco, num pleito totalmente controlado pela Chapa 1 e cheio de vícios, ganhamos, nesta jornada de luta curta e intensa, força moral ao defender a vida, a ciência e o SUS e denunciar atitudes pervertidas da Chapa 1, ao fazer uma campanha de baixo nível, baseada em fake news, calúnias, difamação e ao atrelar-se política e ideologicamente ao governo Bolsonaro, um sociopata, anticiência, negacionista, anti-vida e praticante consciente da necropolítica.

Do nosso lado, agregamos muitos colegas médicos e médicas que estavam dispersos.  Criamos, junto à categoria médica, núcleos espontâneos de formadores de opinião em vários locais de trabalho. Defendemos a bandeira da Vida, da Ciência e do SUS, que ficou sempre em nossas mãos. Fomos para a linha de frente do combate à Covid19, enfrentando o desprezo pela vida, a falta de empatia e compaixão por milhões de brasileiros e brasileiras contaminados e milhares que vieram a falecer, vítimas da inércia proposital de um governo central conscientemente omisso. Expomos claramente nossas posições contra a precarização do trabalho médico e pela Carreira Médica de Estado. A ética médica foi sempre o nosso Norte. Desconstruímos, nas mídias sociais, a imagem falsa da Diretoria do SIMEC e seu grupo de que são defensores da Saúde Pública.

Saímos mais fortalecidos no final da Campanha. Ganhamos a batalha da comunicação, com mais de uma vintena de entrevistas de rádio, nas mídias sociais e noticiais favoráveis em jornais.

O exercício da medicina baseada na ética, na ciência e no humanismo nos uniu, os disciplinados e determinados companheiros do Coletivo Rebento, os entusiastas jovens médicos e médicas da Rede Nacional de Médicas e Médicas Populares, os tradicionalmente defensores da democracia da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia e outros coletivos amplos, multidisciplinares. Criamos pontes com colegas da região do Cariri, Sobral, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe. Companheiros de luta mais antigos tomaram novo ânimo e se reencontraram no caminho. E, certamente, os muitos professores da Faculdade de Medicina, que se ombrearam conosco nesta jornada, recomporão estratégias para estimular uma nova visão de mundo para seus alunos e futuros colegas. Muitas sementes foram lançadas em terra fértil e generosa. Muitos frutos foram e serão colhidos. Estar deste lado foi gratificante e um aprendizado de convivência e tolerância política entre parceiros. A luta sindical é uma das faces da luta por uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais generosa e mais democrática. 

" ...E aprendi que se depende sempre
De tanta, muita, diferente gente.
Toda pessoa é as marcas
De lições diárias de tantas outras pessoas.

É tão bonito quando a gente entende
Que a gente é tanta gente, onde quer que a gente vá.
E é tão bonito quando a gente sente
Que nunca está sozinho, por mais que pense estar.

É tão bonito quando a gente vai à vida,
Nos caminhos onde bate, bem mais forte, o coração"
Gonzaguinha

Estamos juntos!
Viva a Chapa 2 - Médicos em defesa da Vida, da Ciência e do SUS!
A luta continua, sempre, até a vitória!

Manoel Fonseca
Médico Sanitarista e Epidemiologista
Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia - Ceará

Segue uma belíssima cantiga interpretada por Maria Betânia

Os Argonautas 
(inspirada na Poesia de Fernando Pessoa)

 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dragão do Mar

Xô coronavirus, no Ceará é assim!

Ciro e a Aliança Democrática Nacional